GIMP 2.10
- Por R. Xavier
- 14 de set. de 2018
- 2 min de leitura
GIMP é um programa de código aberto (Open Source) que possui excelentes recursos, voltado principalmente para criação e edição (manipulação) de imagens (fotos entre outras).
Lançado em abril de 2018, o GIMP 2.10 é a conclusão de seis anos de trabalho para que fosse possível a portabilidade para um novo sistema de processamento de imagem, o GEGL (Biblioteca Gráfica Genérica, em tradução livre), iniciada na versão 2.6, que permite processamento de alta profundidade, conforme a Nota de Lançamento.

O GIMP 2.10 tem agora suporte para HiDPI (Retina Displays), e apresenta uma nova interface escura (Dark) como padrão e com ícones diferenciados de sua versão anterior. No entanto pode escolher outros 3 temas (Gray, Light e System) de interface disponíveis, como também os ícones que também podem ser alterados conforme o gosto do usuário.

A nova versão traz muito mais recursos novos, incluindo ferramentas novas e aprimoradas, melhor suporte a formatos de arquivo, várias melhorias de usabilidade, suporte a gerenciamento de cores renovado, uma infinidade de melhorias direcionadas a pintores e fotógrafos digitais. Ao contrário de outras versão anteriores, o GIMP 2.10 possue agora também algumas ferramentas voltadas à fotografia.

Além das novidades referidas, destaque ainda para:
Gerenciamento de cores reformulado.
Dois grupos de modos de mesclagem: legacy (perceptual) e default (principalmente linear).
Ferramenta Transformação unificada: simplifica a criação de várias transformações, como dimensionar, girar e corrigir perspectivas de uma só vez.
Ferramenta Transformação de distorção: Essa nova ferramenta permite fazer transformações localizadas, como aumentar ou deslocar pixels com um pincel macio e desfazer o suporte. Tais ferramentas são comumente usadas em fotografia de moda para retoques.
Ferramenta de mesclagem se torna ferramenta Gradiente e recebe edição na tela.
Suporte a textos na vertical.
Melhorias na fotografia digital: Alguns dos novos filtros baseados em GEGL são especificamente voltados para a fotografia: Exposição , Sombras, High Pass , Wavelet Decompose , Panorama Projeção e outros.
Melhorias de usabilidade.
Visualização, edição e preservação de metadados.
Interação na tela.
Entre outros. Para saber mais, consulte a Nota de Lançamento.
No site GIMP Brasil, encontrará links para download do software atualizado, fora outras informações e ferramentas para instruí-lo em criar, editar (manipular) e tratar imagens.
Comentários