top of page

ÁLBUM FOTOGRÁFICO OU FOTOLIVRO?

  • Foto do escritor: R. Xavier
    R. Xavier
  • 25 de abr. de 2014
  • 3 min de leitura

Por que um álbum de fotografias?


Ter fotografias a um toque dos dedos e poder compartilhar no Facebook, iphone, Blog….é fantástico.

Mas, não muito tempo depois, estas belas imagens estarão perdidas num pedaço obscuro e esquecido de nossos HD´s.

É preciso ter uma cópia, real, palpável que sobreviva a tantos upgrades, vírus, reformatações.

Tem que haver algo que possa ser mostrada às futuras gerações, mas que tenha também substância, matéria, que tenha alma. E que, de fato, conte uma estória e não apenas fatos e fotografias isoladas, colocadas sem nenhum contexto.

E, finalmente, o álbum….onde tudo será finalizado, todos os principais acontecimentos serão traduzidos na forma de imagens inesquecíveis, que com certeza ficarão eternizadas na mente de qualquer um que tiver a chance de vê-lo.


O que é o fotolivro?


O fotolivro é um álbum de fotografias, produzido com alta qualidade de acabamento e impressão, porém mais bonito e com muitas vantagens que um ábum fotográfico tradicional e que vem alcançando boa aceitação no mercado brasileiro.

É uma forma elegante de compartilhar suas fotografias e recordações.

Além de organizar, guardar, e conservá-las, é um belíssimo presente a ser considerado!

O grande charme dos fotolivros é que podem ser produzidos com técnicas de scrapbooking digital, ou seja, da mesma forma que são montados projetos de scrap com papel, tesoura e cola, podem ser montados elementos digitais (fitas, botões, clips, tags, etc), títulos, textos e muitos outros recursos que fazem do fotolivro um verdadeiro livro de arte, uma obra prima.

Por se tratar de um livro, ele pode contar a história de um grande romance, eternizando fatos e/ou momentos inesquecíveis, viagens, festas, casamentos, etc. Suas páginas permitem qualquer tipo de montagem com fotografias, inclusão de títulos, textos, figuras, etc.

É possível digitalizar fotografias antigas, que estão reveladas em papel, e incluí-las no fotolivro com apenas fotografias antigas da família, ou fotografias antigas misturadas com fotografias atuais. É possível também, escrever letras de músicas nas páginas onde se encontram as fotografias preferidas do show que foi assistido ou aquela que tem um significado especial na sua vida.

Esse trabalho tem a exatidão de um livro. Desenvolve-se todo um projeto, desde o acompanhamento ao cliente na seleção das fotografias até a consolidação do estilo gráfico mais adequado ao assunto.

O fotolivro é impresso em papel couchê e capa dura, cada página do álbum é personalizada, com fontes especiais e adereços digitais do tipo Scrapbook. Uma peça única!

São inúmeras as opções de temas: casamento, eucaristia, batizado, aniversário, viagens, bebê, mãe, pai, amor, gravidez, formatura, amigos, namorados, projetos, portfólios profissionais, teses, trabalhos de conclusão de curso (TCC), etc.

Há várias opções de tamanhos e de capas. Tudo isto pela metade do preço de um álbum fotográfico tradicional.

É importante ressaltar que os fotolivros possuem pelo menos 20 páginas (10 folhas) e que para um trabalho harmonioso é necessário pelo menos 30 fotos.


Qual a diferença do álbum fotográfico tradicional para o fotolivro?


Com o surgimento dos fotolivros, surgiram também o interesse em saber a diferença entre o álbum fotográfico e o fotolivro, já que há uma disparidade muito grande de valores.


1. Álbum fotográfico: É o álbum mais tradicional, com páginas mais pesadas e impresso em papel fotográfico, com mais um processo químico que garante uma excelente qualidade além da encadernação manual e artesanal. Ele é indicado aos que querem sofisticação e tradição aliados com qualidade.


2. Fotolivro: É um álbum fotográfico impresso em papel couchê, o mesmo dos livros sobre fotografia. Geralmente, este papel tem gramaturas diferentes, que variam de acordo com o desejo do cliente que podem ser de 170 mgrs, 250 mgrs e 320mgrs, etc. Ele é mais leve que o álbum tradicional. O acabamento e a durabilidade são as mesmas do álbum fotográfico. Ele é indicado para os que querem fugir do tradiconal e que desejam algo moderno e é ecologicamente correto pois tem menos processo químico envolvido na sua produção.


3. Laminação: Tanto o álbum tradicional, como o fotolivro podem ter laminações brilhante ou fosca. O papel da laminação é proteger a foto de marcas de dedo, de quedas acidentais de líquidos e de manchas do tempo. A laminação brilhante está caindo em desuso pois as marcas de dedo ficam mais visíveis e dá um aspecto bem brilhante à foto, que, dependendo da incidência da luz, pode provocar dificuldade de visualização. Já a laminação fosca, que é a nossa preferida, dá um ar mais nobre ao álbum e ao Photo Book. Na laminação fosca, as marcas de dedo não aparecem e a incidência da luz não atrapalha tanto a visualização das fotos.


A escolha de qual o melhor produto não existe, já que a duração e a qualidade tanto do álbum fotográfico como do fotolivro é a mesma. O que determinará qual será o escolhido é o gosto do cliente. O fotolivro leva uma certa vantagem na questão do custo, já que a produção dele é mais barata que a do álbum fotográfico.

Comentários


Destaque
Postagens Recentes
Pesquise pelos Tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Copyright RXS - Luz & Imagem  Fotografia © 2019.

bottom of page