GIMP - PROGRAMA DE MANIPULAÇÃO DE IMAGEM GNU
- Por R. Xavier
- 25 de ago. de 2016
- 2 min de leitura
GIMP é um software de código aberto (Open Source) que possui excelentes recursos, voltado principalmente para criação, correção (retoques) e manipulação de imagens (fotográficas entre outras), e em menor escala também para desenho vetorial. Seus usos incluem criar gráficos, logotipos, desenhos, pinturas, redimensionar fotos, alterar cores, combinar imagens utilizando camadas, remover partes indesejadas e converter arquivos entre diferentes formatos de imagem digital.
Sua interface de trabalho é bem intuitiva e considerando as funções e requisitos para profissionais que o GIMP oferece, faz dele um dos poucos que pode ser comparado com outros softwares comerciais da mesma categoria.

O software foi criado em 1995 por Spencer Kimball e Peter Mattis, quando desenvolveram o mesmo como um projeto para a faculdade, como uma alternativa livre ao Adobe Photoshop e que amadureceu bastante, e hoje alcança expressiva popularidade sendo utilizado por hobbistas e profissionais. Atualmente, ele é mantido por um grupo de voluntários e licenciado oficialmente pelo Projeto GNU General Public License.
Assim, como o Photoshop, o GIMP é muito utilizado para tratamento e melhorias em fotos, mas ele não é um software voltado para a fotografia, e sim para o Design Gráfico.
A sigla GIMP originalmente significava General Image Manipulation Program; em 1997, foi mudado para GNU Image Manipulation Program.
O GIMP foi um dos pioneiros em relação a projetos de código aberto voltados a usuários finais. Outros projetos famosos, como o GCC, ou o Linux, foram voltados principalmente a desenvolvedores. O GIMP foi a prova de que projetos de código aberto poderiam gerar produtos voltados a usuários finais, abrindo um precedente ao que levaria ao desenvolvimento de outros projetos voltados ao usuário desktop mercado como GNOME, KDE, Mozilla entre outros.
Em sua interface inicial, somos apresentados ao mascote oficial do GIMP, o Wilber.

Wilber foi criado em 25 de setembro de 1997 por Tuomas Kuosmanen, conhecido como "Bodinho" ou "Mascote do GIMP". Ele recebeu ajuda de outros desenvolvedores do GIMP, que podem ser vistos em Bodinho Construction Kit, incluso no código fonte do GIMP em /docs/Wilber_Construction_Kit.xcf.gz. O mascote Wilber foi desenhado utilizando-se o próprio GIMP e já foi editado várias vezes, aparecendo com pincel na boca, em formato de balão, com chapéu, etc.
No site GIMP Brasil, encontrará links para download do software atualizado, fora outras informações, tutoriais e ferramentas para instruí-lo em criar, corrigir (retocar) e manipular imagens. O site também mantém um canal no Youtube, onde encontra vários tutoriais em vídeo.
Comentários